Espaço Voluntários
“A Colina é o meu local de refúgio, pois vivo um pouco isolada. Á medida que vou ajudando as famílias vou socializando com as pessoas para não me sentir tão sozinha.“
Natália Marques
“Com a Colina distribuímos alegria. Queremos sempre que as pessoas saiam da nossa associação com um sorriso nos lábios e mais esperança nos corações. Por isso, tudo o que esteja ao nosso alcance para ajudar, nós faremos. Seja solidário(a) porque sentir-se-á muito melhor a praticar o bem! Preenche o coração de felicidade e conforto!”
Nídia Vieira
A nossa Isabel deixou-nos um poema escrito por ela…
Pediram-me para escrever algo para o nosso jornalinho. Como não queria deixar de cumprir o meu dever, escrevi assim:
Tentei fazê-lo em verso
Espero que não trocem de mim
São versos de pé quebrado
Escritos por minha mão
Toda a paz que sentia
Era fruto d’uma faixa
Mas o mal que me fizeste
Atormentou meu coração
Como era fácil amar-te
A ouvir os gemidos do mar
As estrelas, já não me inspiram
E sofro à noite ao luar
Anima-te, renasce
Não há muito que diga
Debruça-te sobre um berço
E verás como será fácil
Aquela tarde esquecer
Espaço de voluntários
Voluntária de coração
Orgulho-me por ter sido a primeira voluntária jovem da “Colina do Castelo”. Guardo com carinho todas as experiências que vivenciei como voluntária e com as quais aprendi bastante.
Apesar de atualmente a minha vida pessoal e profissional não me permitirem realizar o meu voluntariado de uma forma ativa, continuo a ser voluntária de coração.
Agradeço em especial à Dª Maria José o ter-me acolhido no seio desta “família” e me ter ensinado o que é ser voluntária. A sua dedicação, determinação, força e carinho, quer com os voluntários, quer com os utentes/beneficiários, são inspiradores e merecem toda a minha admiração.
A Dª Maria José é e sempre será a alma desta associação.
Dora Brites

Experiência enquanto voluntária na Colina do Castelo
A Colina do Castelo é uma organização de solidariedade que ajuda pessoas de todas as idades a executar as mais diversificadas tarefas e a desenvolver-se pessoalmente.
Estou na Colina do Castelo à relativamente pouco tempo, no entanto, esse tempo, por mais breve que seja, possibilitou-me encarar diferentes realidades e evoluir enquanto pessoa. Podemos estar frente a frente com pessoas que nos parecem misteriosas e por vezes inseguras, mas quando as conhecemos apercebemo-nos das suas qualidades, dificuldades e mesmo da sua personalidade.
Sou voluntária na Colina dando apoio escolar a uma menina pouco mais nova que eu. Depressa me apercebi da personalidade fantástica e infinitamente interessante que ela possui e sinto-me grata por esta experiência.
Pretendo continuar na Colina até ser possível, uma vez que me sinto bem por estar a fazer algo que possa ajudar os outros e acaba por me dar experiência pessoal e ajudar a compreender-me a mim mesma.
Leonor